sexta-feira, 29 de abril de 2011

Pais e filhos não são iguais

PAIS E FILHOS NÃO SÃO IGUAIS: Princípio estudado no mês de Abril.

Amor-Exigente é um grupo de apoio aos pais na tentativa de ajudá-los na árdua tarefa de educar os filhos.
Os doze Princípios básicos do Amor-Exigente são simples, transmitem certeza, clareza e ao mesmo tempo são tão difíceis de serem vividos na prática.
Cada participante dos grupos encontram-se num grau de dificuldade diferente em cada princípio, de acordo com suas raízes culturais e também suas características psicológicas, falaremos de um deles, no caso: “PAIS E FILHOS NÃO SÃO IGUAIS”, que ao meu ver é o mais difícil, e traz um exame de consciência para saber a razão.
Veja o depoimento de uma mãe...
Volto ao tempo e lembro-me de quando entrava no quarto de meus filhos para dar o beijo de boa noite e eles me abraçavam tão apertado que não queriam desgrudar para evitar que eu saísse. Em outras vezes faziam fila, para um por um, serem embalados no colo antes de dormir. Que sensação gostosa! Sentir-se importante, amada e querida pelos filhos, é tão bom, que não queria e até temia perder. E este temor, muitas vezes inconsciente, levou-me a não tomar atitudes “importantes”, porém próprias da minha função de mãe!
Na fase da adolescência quando naturalmente o jovem luta por seus desejos com a mais poderosa das forças, gritando e esperneando ao ouvir um “NÃO”, não tive forças para manter esse “NÃO”! Por vezes concordei com situações que não seriam convenientes, para não correr o risco de ser “odiado”. É claro que ao perceberem esta minha fraqueza mais e mais usavam este recurso para obterem o que desejavam.
Hoje percebo com clareza que o medo de perder a amizade e o carinho de meus filhos foi o motivo de não ter assumido a autoridade de mãe. Esta realidade foi muito ruim, tanto para mim, como para meus filhos e por isso acabei chegando ao Amor-Exigente com muitos problemas e tristeza na alma! Aprender que “PAIS E FILHOS NÃO SÃO IGUAIS” foi complicado, mas através das famosas metas fui conseguindo colocar em prática minha função de mãe que é de dar limites, impor regras, disciplinar e principalmente incentivar a autonomia. Meus filhos foram aprendendo que faz parte de sua função, respeitar-me mesmo que não concordem e a ver a necessidade de cooperar e de também servir e não só ser servido.
Além do medo, a arrogância e a prepotência ajudam a não conseguirmos colocar em prática este nosso quarto princípio que traz grandes verdades. Procurei recordar de alguns lemas que aprendi com o grupo, sobre este tema e que me foram de tanta ajuda:
• *Precisamos ser pais, para que nossos filhos possa ser filhos!
• *Amigos nossos filhos tem muitos, pais somente a nós!
• *Função dos pais: Mostrar Caminhos!
• *Pior que ser órfão é ser órfão de pais vivos que não exercem sua função!
• *Autoridade é diferente de autoritarismo!
• *Só há democracia entre os iguais e pais e filhos não são iguais!
• *Se nossos filhos nos escolherem como amigos, ótimo! Caso contrário vamos esperar que este momento um dia chegue!
Por fim, gostaria de lembrar que se não devemos ser “amigos” de nossos filhos, também não devemos nos tornar seus inimigos agindo de forma brusca e deseducada, mas de forma mansa para que eles nos respeitem e um dia possam, quem sabe, até amar-nos!! (fonte: Revista FAE)
********************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário