quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

O Amor é a boa Convivência Familiar


A boa convivência familiar é o melhor alimento da auto-estima, é o que leva a saúde social.

Um dos filhos diz que não tem fome, outro não quer comer. Então, que não comam, mas devem sentar-se à mesa para papear com todos, trocar idéias, contar piadas. Fatos interessantes, acontecimentos inusitados, fofocas, o importante é que o clima seja agradável: não é hora de cobrar dívidas, dar broncas, chamar atenção ou conversar sobre assuntos que diminuam, ridicularizam ou constranjam alguém. Para tudo isso há outros momentos mais oportunos.

Nessa hora não vale ficar isolado no quarto frente do computador ou pendurado no telefone. O pai, também, tem mais que deixar os jornais e os relatórios de trabalho de lado, e a mãe não ficar preocupada se todos estão comendo bem ou se comportando educadamente à mesa. O mais importante é a presença física e psíquica de todos. Depois faz-se a retirada de pratos com a participação de todos. Até o caçulinha pode levar sua colher para a pia.

O ambiente de time familiar se forma nessas reuniões, que dão a cada um a sensação de ter alimentado a alma. É uma das maneiras mais práticas de todos se envolverem com todos; de se atualizarem com o que acontece a cada um – surge o espírito de equipe. 
(Içami Tiba)


PARA REFLETIR:  “AS CODORNAS” 

Há tempos, um bando de mais de mil codornas habitava uma floresta da Ìndia. Seriam enormemente seu inimigo, o apanhador de codornas.ele imitava seu chamado e, quando se reuniam para atendê-lo, jogava sobre elas uma enorme rede e as levava numa cesta para vender. Mas uma das codornas era muito sábia e disse:

-"Irmã!Elaborei um plano muito bom. No futuro, assim que o caçador jogar a rede, cada uma de nós enfiará a cabeça por dentro de uma malha e todas alcançaremos vôo juntas, levando-a conosco. Depois de tomarmos uma boa distância,deixaremos cai pousaram para ciscar o chão.r a rede sobre um  espinheiro e fugiremos". Todas concordaram com o plano.

No dia seguinte, quando o caçador jogou a rede, todas juntas a içaram conforme a sábia codorna havia instruído. Enquanto o caçador tentava retirar a rede de cima do espinheiro, escureceu e ele teve que voltar para casa. Isso aconteceu durante vários dias, até que afinal a mulher do caçador se aborreceu e indagou:

-"Por que nunca mais conseguiu pegar codornas?".

O caçador respondeu: "O problema é que todas as aves estão trabalhando juntas, ajudando-se entre si. Se ao menos elas começassem a discutir, eu teria tempo de pegá-las".

Dias depois, uma das codornas acidentalmente esbarrou na cabeça de uma das irmãs quando pousaram para ciscar o chão. A primeira então se aborreceu e em pouco tempo estavam todas envolvidas na disputa. Foi quando o caçador percebeu a chance e jogou a rede sobre elas, capturando-as. Mas a sábia codorna reuniu as amigas e juntas voaram para bem longe, pois ela sabia que discussões dão origem a infortúnios. 
Pensemos........

Reuniões do Grupo Vida de Amor-Exigente: todas as segundas feiras, na esquina da solidariedade às 19:3º horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário