terça-feira, 11 de junho de 2013

Família

A primeira frase do célebre livro de Tolstoi, Ana Karenina, diz que “todas as famílias que são felizes são iguais, mas cada família que é infeliz o é à sua própria maneira”. A verdade é que todas as famílias não são completamente felizes ou infelizes.

Não há dúvida de que a presença da dependência química na família causa uma distorção, mas também a presença da AIDS, da esquizofrenia, de uma criança excepcional, do câncer e diabetes também causam stress. Muitas famílias se adaptam a qualquer situação, outras não. É mais fácil caracterizar ou categorizar o impacto do alcoolismo ou dependência de outras drogas na família do que no dependente..

Vejamos uma estória sobre o impacto da dependência química na família:” um certo homem no Texas – um lugar conhecido por tudo funcionar em superlativos – que deu a maior festa do mundo. No final da festa, o anfitrião desafiou seus hóspedes a atravessarem a nado uma enorme piscina cheia de jacarés, piranhas, barracudas, tubarões, cobras e aranhas. Quem conseguisse chegar vivo do outro lado poderia escolher um dos prêmios oferecidos: uma grande quantia em dinheiro, sua fazenda ou o direito de se casar com sua filha. Enquanto estava explicando o jogo, um rapaz entrou na água e atravessou a piscina numa velocidade espantosa, chegando ileso ao outro lado. Ao sair da água, o dono da festa preguntou-lhe o que queria como recompensa, e ele respondeu que não queria nenhuma das ofertas; queria simplesmente o nome do sujeito que o empurrara na água”. (fonte:O caminho dos 12 passos de John E. Burns)

Esta estória permite comentar que não importa quem nos tenha empurrado na piscina; todos estamos dentro dela e precisamos aprender a nadar. De fato, cada um está na piscina em condições diferentes. Alguns se afogam e outros conseguem nadar e se livrar do problema.

Não se acomode em atitude passiva. No AMOR-EXIGENTE as pessoas aprendem a viver de modo saudável, não esperando o fim dos problemas para serem felizes, mas sendo felizes apesar dos problemas.

Contato: 99771134(Analita) e 99551491 (Ir. Neide)


Nenhum comentário:

Postar um comentário