terça-feira, 23 de junho de 2009

COMPORTAMENTO: DÁ PARA AGUENTAR?

O sexto princípio do Amor-Exigente diz: “O comportamento dos filhos afeta os pais, o comportamento dos pais, afeta os filhos”. Partindo deste princípio ao ver tantos pais sofrendo com o comportamento inadequado dos filhos, vem uma pergunta...Quem veio primeiro, os pais ou os filhos? É claro que sem pais não há filhos...e se os filhos hoje estão com o comportamento inadequado é porque foram afetados pelo comportamento dos pais.

Isto nos leva a um outro questionamento...Quais comportamentos dos pais que afetaram tanto assim os filhos? Lembrando o texto de maio (09/05) “mães más”...Nele o filho já crescido, agradece a “maldade” de seus pais: criar hábitos alimentares sadios; criar laços afetivos exigindo que todos comessem em torno da mesa; zelar pelos passos do filho; educar para o trabalho e a cooperação; educar para a verdade, para a disciplinados horários de saída e chegada em casa, para a responsabilidade de cumprir os deveres escolares. As maldades foram o alicerce para o filho se tornar adulto, honesto e educado.

Há uma crise social. Falta de respeito, desonestidade, roubalheira, lei do menor esforço e maior vantagem. Agora temos que lançar um novo alicerce; ainda é tempo de ajudarmos nossos filhos. Vai ser difícil? Vai. E esta transformação deve começar comigo, com você...

Os nossos comportamentos inadequados aconteceram com a maior boa vontade. Procuramos oferecer o que há de melhor para nossos filhos, não queríamos que eles tivessem sacrifícios. Sacrificamos-nos muito para que eles tivessem de tudo, do bom e do melhor. Pagamos escola particular; poupamos eles de andarem de ônibus; oferecemos roupa de marca; dispensamos dos trabalhos de casa; só queríamos que eles estudassem e se formassem. Tudo isso faz dos nossos filhos folgados, preguiçosos, egoístas, parasitas, irresponsáveis e se acham no direito de só receberem e receberem cada vez mais.

Por tanto trabalharem e se sacrificarem, muitos pais acham-se no direito de nos fins de semana, e alguns nos fins de todos os dias buscarem recompensa no prazer da bebida. E, assim, influenciam os filhos a se iniciarem mais cedo no consumo da bebida e/ ou outras drogas. Todos os exemplos que lhes dão regalias logo copiam e os exemplos de trabalho, de sacrifício, acreditam ser obrigações exclusivas dos pais.

Na construção de uma nova sociedade é preciso buscar um novo comportamento para se obter um novo resultado. O primeiro vai ser a sobriedade. Vamos buscar a recompensa e o prazer numa forma de viver, baseada na qualidade de vida. Vamos nos tornar solidários procurando um grupo que tenha um ideal social e familiar.

Nossa vida familiar, a partir de nosso novo comportamento, será para melhor. A mudança vai começar com cada um de nós. Vamos colaborar com os trabalhos do lar, para poder exigir a cooperação dentro de casa. Vamos ensinar para nossos filhos aquilo que vivo: viver na mão dupla; dar e receber. Se quiserem receber é preciso que eles aprendam cooperar. Se quiserem liberdade é preciso que aprendam a responsabilidade. Queremos que nossos filhos sejam gente de bem: bem educados, bem responsáveis, bem solidários, bem afetuosos, bem honestos, bem trabalhadores e o leque do bem, quanto mais amplo for tanto mais oferecerá para nossos filhos os bens da vida.
(colaboração de um voluntário do grupo Renascer de AE-Goiânia )

AMOR-EXIGENTE É PARA MIM, PARA VOCE E PARA TODA A FAMILIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário