quinta-feira, 24 de setembro de 2009

TERAPIA GRUPAL

Nestes anos de trabalho no Amor-Exigente, aprendemos que o princípio do Grupo de Apoio é essencial para SUPORTAR uma crise, para SUPERÁ-LA, e aproveitando este momento, FAZER MUDANÇAS POSITIVAS.


Grupo de Apoio é muito interessante porque as pessoas que ainda não têm coragem de enfrentar o problema da droga, não o conhecem e não sabem o que estão perdendo. Tem aquelas pessoas que resolveram encarar o problema, mas não são verdadeiras; não conseguem se abrir, não são transparentes, não têm humildade de assumir seus erros e fraquezas, ou seja, não “tiram a máscara”; neste caso o grupo não consegue ajudar muito a pessoa porque ela mesma não deixa.


E finalmente tem aquelas que entendem o que é um Grupo de Apoio e se entregam com verdade, passam a viver com transparência e conseguem com certeza muitos resultados positivos e sabem também que o grupo estará sempre pronto para ajudar, ouvir e apoiar nos momentos de “incerteza”.


Nesta troca de ajuda as pessoas:

-criam laços.

-comprometem-se com seu sucesso e o sucesso de seus companheiros.

-tornam-se criativos.

-tornam-se motivados.

-sentem-se muito mais felizes.


O Grupo de ApoioESPERANÇA, traz RESPONSABILIDADE; INCENTIVA A MUDANÇA; IMPEDE sentimentos de ONIPOTÊNCIA ou IMPOTÊNCIA diante dos problemas. O Grupo de Apoio é para cada pai e mãe entender o problema da doença e o porquê do abuso da droga. É para cada pai e mãe se encontrar e se sentir bem consigo mesmo, e assim poder ajudar o adicto a tomar um rumo certo para sua vida.


No grupo não temos receita e soluções prontas para os problemas e sim experiências acertadas ou erradas. Assim, cada um vai “peneirando” e tirando as suas próprias conclusões para o seu crescimento pessoal e, com adaptações, vai aplicando essas experiências em sua casa. É como se fosse uma “terapia grupal”. É preciso também perseverar nas reuniões pois o imediatismo nos leva a procurar sempre as soluções rápidas e instantâneas para problemas velhos e enraizados. Infelizmente, sem uma verdadeira mudança interior, a qual só acontece a longo prazo, será impossível mudar as suas atitudes que até agora não deram certo e assim resolver problemas que às vezes tem no mínimo vários anos.


Façam a experiência de conhecer um Grupo de Apoio! Você é visto, é ouvido; é compreendido e se torna capaz de ver, ouvir e compreender.


Como diz John Burns: “PARTICIPANDO DO GRUPO DE APOIO, ESTAMOS TODOS NO MESMO BARCO E ENSINAMOS A REMAR PELO QUE FAZEMOS E NÃO PELO QUE FALAMOS”. (fonte: site Amor-Exigente)


ESTAMOS ESPERANDO VOCÊ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário