segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

RESGATANDO VIDAS

“Amor-Exigente” é um grupo de apoio de auto ajuda familiar. Trabalhamos com doze princípios, um princípio por mês. Iniciamos com as raízes culturais (Janeiro) e fechamos o ano com o princípio do Amor.

Dentro dos princípios trabalhamos a valorização da vida e o auto-conhecimento (quem sou eu?). passamos a conhecer a nossa história de vida desde o ventre materno. Deus criou todas as pessoas boas e perfeitas. Não existe pessoa ruim.


Os principais traumas, medos e condicionamentos que temos provem dos pais, especialmente no momento da concepção, da gestação e dos primeiros anos de vida. Da maneira como fomos acolhidos no momento da concepção, gestação e primeiros anos de vida revela se seremos mais tímidos, tristes , fechados ou mais abertos, alegres ou espontâneos. Algumas pessoas tem a graça de nascer num ninho de amor, outras no meio de espinhos, agressividades, traições, infidelidades, adultérios, brigas, carências afetivas e pobreza material. Muitos ainda nascem no meio da dependência química, o que é pior.


As pessoas que não se sentiram amadas, queridas e desejadas no começo da vida, podem sentir baixa estima de si mesmas. São ciumentas, inseguras, medrosas (embora não admitam), não gostam de si, não se acham bonitas, são ansiosas, tem pesadelos, são carentes afetivamente, tem dificuldade de demonstrar carinho, são agressivas, tem tendência de se exibir, seguidamente tem desejos de não ter nascido ou de morrer; são egoístas, possessivas, agarradas a coisas ou a pessoas; são tímidas, introvertidas, tem medo de falar em público, gostariam de ser outra pessoa.


É claro que nem todas as pessoas têm esses problemas. Podem ter alguns mais ou menos acentuados.

No momento em que eu faço uma retrospectiva da minha vida, pesquisando com meus pais como foi a infância e a minha vida uterina, começo a lembrar como eu cresci, se o ambiente foi saudável ou não, começo a ter outra visão da minha vida. Vou em busca do meu eu, sou gente e ocupo lugar no universo, começo a trabalhar alguns ressentimentos dando o perdão a mim , aos meus pais e professores. Me coloco no lugar do outro.


O grupo de Amor-Exigente busca levar a paz interior e, busca o eu que está adormecido e desvalorizado. Ensina a ter auto-estima e pensamentos positivos, ter liberdade e se desligar do passado.

No grupo de Amor-Exigente se vive uma vida com qualidade, vivendo o presente e se preparando para o futuro com dignidade e sabedoria. Nosso lema “RESGATAR VIDAS”.


CADA UM DE NÓS, NÃO IMPORTA NOSSA POSIÇÃO OU TRABALHO, É MUITO IMPORTANTE. SOMOS O QUE SOMOS, DEVEMOS ACEITAR O QUE SOMOS E DESEJAR SEMPRE MELHORAR, MELHORAR E MELHORAR.

Este é o caminho que dá certo!

Viva o AMOR-EXIGENTE! VIVA A FÉ , QUE REALIZA MILAGRES!

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

AMOR: O amor com respeito, sem egoísmo e sem comodismo deve ser também um amor que exige, orienta e educa!

O Amor-Exigente sempre fez e sobretudo a partir de agora fará PREVENÇÃO.

Mesmo quando procurado por um usuário de drogas já com problemas em diversas áreas de sua vida, o Amor-Exigente, através da família, o ajuda a se reorganizar e estruturar uma nova proposta de vida. Assim, estamos fazendo uma verdadeira prevenção, pois sabemos que a pessoa que usa drogas leva outros tantos a usá-las também. Parando, ela pára de disseminar, de distribuir a droga, além de ser um elemento importante na prevenção e/ou no tratamento de quem quer ajuda. Portanto, recuperar uma pessoa em fase de uso constante de drogas é, sem dúvida, uma medida altamente preventiva.

Os doze princípios de Amor-Exigente são extraordinários também para trabalhar as dificuldades desencadeadas por um usuário ou dependente de álcool e outras drogas.
A mudança de comportamento dos pais, da família acaba por desencadear o processo de mudança nos filhos.

Aplicar os 12 Princípios com clareza, perseverança e respeito em nossa própria vida e no relacionamento com os nossos já é fazer prevenção.

Neste mês de Dezembro estudamos o Princípio “AMOR”. O fato a seguir nos mostra a diferença do amar de verdade com o amor baseado em sentimentalismo: “Era uma vez um velho senhor que estava muito doente por causa de sua dificuldade de deglutição. Por causa disso o proibiram de beber água. Entretanto, uma enfermeira boazinha, uma única enfermeira “boazinha”, cada vez que via o sofrimento daquele velho senhor quando queria um pouco d´água ia lá e cuidadosamente, o ajudava a beber água, mesmo sabendo que isso poderia lhe custar a vida. Nós perguntamos: quem amou mais aquele velho senhor, a enfermeira boazinha ou as pessoas que o ajudavam a seguir a prescrição de seu terapeuta?

Amar não é só dar, ceder, deixar fazer. Não! No Amor-Exigente, aprendemos que o amor é doação, bondade, desprendimento, mas, sobretudo, decidir fazer o que é o melhor para o bem do outro. Também é importante entender a diferença entre amar e gostar, e saber que sempre que fazemos por nossos filhos o que eles são capazes de fazer estamos roubando a possibilidade de realização deles.

Queremos que os filhos se tornem fortes, resistentes não só para que se defendam do mal, mas também para que possam combatê-lo onde quer que estejam, pela vida afora. O que as crianças não aprenderem em casa não aprenderão na rua ou fora de casa, e sofrerão por isso. Nem a escola, nem qualquer outra instituição substituem a família. É nossa missão de formar e educar nossos filhos.

Crianças que têm pavor de dor e não resistem aos “não”, às contrariedades não têm como se tornar fortes e resistentes. Com profundo respeito, reflitamos também sobre o Amor de Deus, que dá, para quem crê, a oportunidade de viver uma dimensão espiritual incomum. Neste Princípio trabalhamos a espiritualidade e refletimos sobre o amor de Deus na forma como cada um o concebe, venera ou adora.

“AMAR É UM GRANDE DESAFIO. É UMA DECISÃO. DEIXA DE SER SENTIMENTO PARA SER UMA OPÇÃO DE VIDA”
(fonte: Prevenção com Amor-Exigente:antes que coisas ruins aconteçam)

Venha conhecer o Amor-Exigente! Te esperamos!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

“O sentido dos gansos"

Estamos observando multiplicarem-se por todo o mundo, pesquisas e estudos que nos mostram: Quando se vêem bando de gansos voando rumo ao sul, formando um grande “V” no céu, indaga-se o que a ciência descobriu sobre o porquê dessa forma de voar. Sabe-se que quando cada ave bate as asas, move o ar para cima, ajudando a sustentar a ave imediatamente atrás. Ao voar nesta formação, o bando todo se beneficia de pelo menos 71% a mais de força de vôo (rendimento), do que uma ave voando sozinha.


Sempre que um ganso sai do bando sente, subitamente, o esforço e a resistência necessários para continuar voando sozinho. Rapidamente, ele entra outra vez em formação para aproveitar o deslocamento de ar provocado pela ave imediatamente à sua frente. Quando um ganso líder se cansa, ele muda de posição dentro da formação e outro ganso assume a liderança. Os gansos de trás grasnam, encorajando os da frente para que mantenham o ritmo e a velocidade.


Finalmente, quando um ganso adoece ou se fere e deixa o grupo, dois outros gansos saem da formação e o seguem para ajudá-lo e protegê-lo. Eles o acompanham até a solução do problema e, então, reiniciam a jornada só em três, ou juntam-se a outra formação, até encontrar seu grupo original.


Uma sentença muito usada no Amor-Exigente diz assim: ”Ninguém põe a mão em um vespeiro, mas qualquer um pode matar uma vespa. Sozinhos estamos perdidos, em comunidade encontramos a força”.


Por isso o Amor-Exigente adotou também como mensagem o Sentido dos Gansos e suas equipes. No Amor-Exigente, as pessoas, pais e jovens com problemas de drogas, compartilham uma direção comum e um senso de equipe, conseguindo chegar ao seu destino (sobriedade e equilíbrio familiar) mais depressa e facilmente, porque elas se apóiam na confiança uma da outra.


Existe força, poder e segurança em grupo, quando se tem um objetivo comum. O revezamento também é vantajoso e essa técnica é usada nos passos de Amor-Exigente. A solidariedade nas dificuldades e o apoio ativo e o encorajamento são imprescindíveis.


Venha ao Amor-Exigente, voar em “V” e dar ou ouvir grasnados de encorajamento e apoio. As reuniões ocorrem às segundas feiras, às 19:30h , na esquina da solidariedade e aos sábados, 14:00h na Uriarte.(fonte : coordenadora de um grupo de AE-FEBRAE)

“Sirva sempre ao bem. Vibre no bem. Espalhe o bem e contagie a muitos, com sua disposição de acertar, de ser melhor, em plena consciência de seus pensamentos e atos”.

VENHA CONHECER O AMOR-EXIGENTE! AMOR-EXIGENTE DÁ CERTO!