terça-feira, 8 de dezembro de 2009

AMOR: O amor com respeito, sem egoísmo e sem comodismo deve ser também um amor que exige, orienta e educa!

O Amor-Exigente sempre fez e sobretudo a partir de agora fará PREVENÇÃO.

Mesmo quando procurado por um usuário de drogas já com problemas em diversas áreas de sua vida, o Amor-Exigente, através da família, o ajuda a se reorganizar e estruturar uma nova proposta de vida. Assim, estamos fazendo uma verdadeira prevenção, pois sabemos que a pessoa que usa drogas leva outros tantos a usá-las também. Parando, ela pára de disseminar, de distribuir a droga, além de ser um elemento importante na prevenção e/ou no tratamento de quem quer ajuda. Portanto, recuperar uma pessoa em fase de uso constante de drogas é, sem dúvida, uma medida altamente preventiva.

Os doze princípios de Amor-Exigente são extraordinários também para trabalhar as dificuldades desencadeadas por um usuário ou dependente de álcool e outras drogas.
A mudança de comportamento dos pais, da família acaba por desencadear o processo de mudança nos filhos.

Aplicar os 12 Princípios com clareza, perseverança e respeito em nossa própria vida e no relacionamento com os nossos já é fazer prevenção.

Neste mês de Dezembro estudamos o Princípio “AMOR”. O fato a seguir nos mostra a diferença do amar de verdade com o amor baseado em sentimentalismo: “Era uma vez um velho senhor que estava muito doente por causa de sua dificuldade de deglutição. Por causa disso o proibiram de beber água. Entretanto, uma enfermeira boazinha, uma única enfermeira “boazinha”, cada vez que via o sofrimento daquele velho senhor quando queria um pouco d´água ia lá e cuidadosamente, o ajudava a beber água, mesmo sabendo que isso poderia lhe custar a vida. Nós perguntamos: quem amou mais aquele velho senhor, a enfermeira boazinha ou as pessoas que o ajudavam a seguir a prescrição de seu terapeuta?

Amar não é só dar, ceder, deixar fazer. Não! No Amor-Exigente, aprendemos que o amor é doação, bondade, desprendimento, mas, sobretudo, decidir fazer o que é o melhor para o bem do outro. Também é importante entender a diferença entre amar e gostar, e saber que sempre que fazemos por nossos filhos o que eles são capazes de fazer estamos roubando a possibilidade de realização deles.

Queremos que os filhos se tornem fortes, resistentes não só para que se defendam do mal, mas também para que possam combatê-lo onde quer que estejam, pela vida afora. O que as crianças não aprenderem em casa não aprenderão na rua ou fora de casa, e sofrerão por isso. Nem a escola, nem qualquer outra instituição substituem a família. É nossa missão de formar e educar nossos filhos.

Crianças que têm pavor de dor e não resistem aos “não”, às contrariedades não têm como se tornar fortes e resistentes. Com profundo respeito, reflitamos também sobre o Amor de Deus, que dá, para quem crê, a oportunidade de viver uma dimensão espiritual incomum. Neste Princípio trabalhamos a espiritualidade e refletimos sobre o amor de Deus na forma como cada um o concebe, venera ou adora.

“AMAR É UM GRANDE DESAFIO. É UMA DECISÃO. DEIXA DE SER SENTIMENTO PARA SER UMA OPÇÃO DE VIDA”
(fonte: Prevenção com Amor-Exigente:antes que coisas ruins aconteçam)

Venha conhecer o Amor-Exigente! Te esperamos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário