quarta-feira, 17 de março de 2010

Não jogue com a Vida

O QUE É CRACK?
È uma mistura de cocaína, bicarbonato de sódio e água, que resulta em grãos que, por sua vez, se somam formando as chamadas “pedras”. Sob esta forma, a cocaína é fumada(cachimbo), entrando na corrente sanguínea pelos pulmões.
Resultado: o efeito é quase imediato – o crack leva em torno de vinte segundos para atingir o cérebro, com uma violência devastadora.

Como os prazeres físicos e psíquicos são obtidos rapidamente, o contrário também o é. A síndrome de abstinência se manifesta rapidamente, em coisa de 15 a 20 minutos.
Conseqüência : fuma-se outra “pedra”.
O crackeiro usa inicialmente o crack para obter prazer. Após pouco tempo passa a consumi-lo para escapar da dor e do sofrimento. A “lua de mel” com o crack é muito curta. As lesões cerebrais produzidas por ele são imediatas e irreversíveis. O crackeiro tem vida curta. Não dá para ficar esperando, temos de agir.

VOCÊ USA DROGAS? SE NÃO USA, COMO PODE FALAR SOBRE ELAS?
É o tipo de pergunta provocativa. Normalmente quem a faz já tem a resposta ou não está interessado efetivamente nela. Mesmo assim é bom acolhê-la e respondê-la com todo o carinho. Não é preciso tomar cianureto para saber que ele mata. Um obstreta acompanha a mulher na gravidez e no parto sem nunca ter parido.

QUAL A PIOR DROGA QUE EXISTE?
Três respostas:
1. A que o indivíduo está usando.

2. Em média o álcool demora trinta anos para levar o usuário à perda das funções sociais – fazer sexo, trabalhar, estudar, relacionar-se sadiamente com as pessoas, etc. a maconha cinco anos, a cocaína dois anos e o crack menos de seis meses. É preciso ter presente que a ação química varia de pessoa para pessoa.

3. Em termos sociais, no Brasil, sem dúvida alguma, o álcool é a pior droga, haja vista o número de homens em idade produtiva que estão incapacitados e pendurados nos serviços de saúde, o número de acidentes de trabalho e principalmente de trânsito – mais de 50% dos acidentes envolvendo veículos têm como causa o uso desta droga. Com um agravante: ela é socialmente aceita e seu uso é estimulado pela cultura e pela mídia. Apenas 5% do custo social (hospitalização, ausência no trabalho, doença, morte, etc) decorrente do uso de drogas é devido às drogas ilícitas.

POR QUE A POLÍCIA E O GOVERNO NÃO FAZEM NADA?
Porque a problemática é maior que as capacidades de que eles dispõem. O uso em grande escala de drogas é produto de uma sociedade doente. Portanto, não é possível transferir responsabilidades. Somente com a soma dos recursos de todos os segmentos que compõem a sociedade – escola, Igrejas, clubes, organizações não-governamentais, governo, fundações, unidades fabris e de produção, comércio, etc. – o quadro de abuso de drogas será revertido. Aqui vale lembrar um provérbio africano:”PARA EDUCAR UM MENINO É PRECISO UMA LADEIA”. (fonte: livro “mostrar caminhos” de José N. Brigadão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário