quarta-feira, 17 de março de 2010

Para sermos bons Pais...

Neste mês de fevereiro refletimos, nos grupos de Amor-Exigente, que ser gente é ser humano. Ser bons pais é ser “gente” de verdade. É viver plenamente nossa humanidade! Pais são gente – seres humanos únicos em sua riqueza pessoal, e limitados em suas possibilidades.


O Humano busca crescimento, desenvolvimento, aperfeiçoamento pessoal, profissional e espiritual, com consciência de suas fraquezas, de suas dificuldades e das diversas barreiras físicas, materiais, sociais e humanas. Mas apesar de tudo isso, procura ser cada dia melhor.


Ser um pai e uma mãe humanizados é, também, ter humildade e aceitar suas próprias limitações e as limitações de seus filhos. É não se colocar no papel de super-herói, com super poderes, pois essas características são sobre-humanas; não é da gente, e dificultam nossas relações interpessoais. Ao nos tornarmos pais, não deixamos de ser filhos e nunca deixamos de ser o que somos.


Sermos pais é mais um papel que assumimos e que, ao desempenhá-lo, devemos simplesmente SER humanos e não querer TER super poderes. Nossa natureza humana nos permite valiosas buscas, significativos aprendizados e grandes conquistas. Tente, experimente ser humano e ser “muito gente” assim, as mudanças de comportamentos em nós e conseqüentemente no outro, serão naturais, pacíficas, reais, pois estaremos mais próximos da condição Homosapiens!


Aí vale uma reflexão:

Somos o que somos? Como estamos agindo diante de Deus e do homem? Como nos avaliar em relação à forma como estamos assumindo os papéis que nos foram dados?

Lembramo-nos que, a cada ação, podemos viver com toda dignidade e amor aquilo que só o Ser humano consegue: A BONDADE!


A bondade exige força de caráter para não se deixar corromper; ela se aborrece com o mau, não suporta injustiça. A bondade concede autoridade para lutar pelo que é certo e de direito, sempre beneficiando a todos. Ela promove uma transformação em nosso comportamento: deixamos de ser egoístas, avarentos, cobiçosos e cruéis; tornamo-nos generosos, altruístas, compassivos e mais humanos. E quanto mais humanos nós formos, mais perto do Divino chegaremos, pois Deus fez o homem sua imagem e semelhança, ou seja, como Ele é bom, sejamos nós também.


O Amor-Exigente é um grupo de ação! A afirmação: “Pais também são gente” nos mostra a verdadeira dimensão de nossas possibilidades.

Somos gente. Não somos deuses, podemos errar! (fonte: livros do AE e mensagens para todos os momentos de Cristina Marques).


Venha conhecer e participar desta grande família:

O Amor-Exigente!


Reuniões: segundas feiras às 19:30h na esquina da solidariedade e aos sábados 14:00h na Uriarte.

Fones para contatos: (55) 99771134(Analita), (55) 91496079(Ir.Neide) e (55) 99147633(Célia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário