quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Escutar

Existe uma importante diferença entre escutar e ouvir. Em geral, ouvimos muito, mas escutamos pouco. Ouvir é função da audição – podemos ouvir mas não prestar atenção. Se logo depois de ouvir algo não conseguimos reproduzir a mensagem, ouvimos, mas não escutamos. Quem escuta ouve, mas quem ouve não necessariamente escuta. Daí o ditado popular: ”Entrou por um ouvido e saiu pelo outro”.

Escutar dá trabalho porque consiste em ouvir com atenção e demanda concentração, interpretação, avaliação e reação. Escutar é “ouvir atentamente”, portanto é um processo seletivo. Escutamos com maior facilidade aquilo que nos interessa e desconsideramos (ouvindo sem escutar) aquilo que julgamos desnecessário, contrário a nossos interesses ou o que não nos cativa.

Escutar requer um esforço consciente. Para bem escutar, devemos valorizar o que os outros têm a dizer e prestar total atenção ao que está sendo dito (inclusive nas entrelinhas). Como dizia Peter Drucker: “O mais importante é escutar o que não está sendo dito”.

Falta de humildade (acreditar que sabemos tudo sobre o tema), arrogância (acreditar que nada ganhamos em ouvir o outro), concentração deficiente, preconceitos e distrações prejudicam gravemente nossa capacidade de escutar.

Não interrompa o outro e não comece um “diálogo interior” antes de escutar tudo atentamente. Se começar a defender internamente seu ponto de vista enquanto o outro fala, passará somente a ouvi-lo e deixará de escutá-lo. Não prejulgue o que está escutando. Escute tudo primeiro, depois reflita e só então tire suas conclusões.

Certifique-se de que escutou e não apenas ouviu. Cheque os pontos mais importantes. Verifique o que você absorveu de fato.

Saber escutar tem impacto decisivo na carreira e na qualidade dos relacionamentos. Pessoas que têm dificuldade em escutar apresentam sempre menor produtividade no trabalho e dificuldades nos relacionamentos. Saber escutar é uma grande virtude e uma competência essencial!
(fonte: Espiritualidade no AE: Pe Haroldo Rahm,SJ)

“POSSAMOS CONSOLAR OS QUE SOFREM QUALQUER TRIBULAÇÃO” (2Cor 1,4)
No Amor-Exigente, escutamo-nos mutuamente.    

O grupo Vida de Amor-Exigente está de braços abertos para recebe-los. As reuniões acontecem na esquina da solidariedade, todas as segundas feiras às 19:30 horas.  Contatos: Analita (99771134) e Ir Neide (99551419).

Nenhum comentário:

Postar um comentário