quinta-feira, 14 de maio de 2009

MÃES SÃO CULPADAS MESMO?

Neste mês tão maternal, vale uma reflexão destinada às mães das mães!

São muitas as partilhas que acontecem nos grupos relativas aos problemas enfrentados com as filhas (que já são mães) e suas respectivas mães (que também já são avós) : “nessa semana precisei conversar com minha mãe sobre os limites do Vitor...”, “ah, minha mãe acha que ainda tenho 15 anos...”, “ desde que minha mãe venho morar comigo, a situação está crítica em minha casa...”, “minha filha nasceu e eu não estou sabendo o que fazer com tanto palpite...”, enfim, são vários os relatos desta relação conturbada entre mãe-mãe.

Mas por que isso acontece? Ou melhor, neste mês, em que é trabalhada a “CULPA” nos grupos de Amor-Exigente, de quem é a responsabilidade?
Será que a “CULPA” é do processo de aprendizagem da filha ou da vasta experiência da mãe?
Será que o problema é o amplo conhecimento que as mães têm das deficiências das filhas ou será que se trata da consciência que as filhas têm daquilo que as mães também erraram no mesmo processo de educação que aconteceu entre elas?

Será uma questão de convicção ou evolução dos tempos ( e do curto tempo!)?
Será o processo de miscigenação familiar que está em pleno vapor nos casais mais jovens? Ou a super valorização do que já é culturalizado pelos casais mais experientes?
E quanto à paciência? Enquanto para uma deve ser utilizada como ferramenta de educação, para outra deve ser de pacificação!

São muitas as questões criadas pelas diferenças das gerações. Questões e dúvidas que serão vividas ainda por muitas outras gerações. E é por isso que deixamos neste espaço, neste mês, esta reflexão: MÃES SÃO CULPADAS MESMO?
(fonte:informativo FEBRAE).



Venha conhecer o Amor-Exigente! Faça parte desta família!


Artigo publicado pelo grupo Vida de Amor-Exigente noJornal O Alto Uruguai - Frederico Westphalen

Nenhum comentário:

Postar um comentário