terça-feira, 14 de julho de 2009

CORAGEM, DECISÃO E AÇÃO!

“O trabalho com os princípios no Amor-Exigente se inicia conscientizando-se de que vivemos um período de transformações; aprendemos em seguida que nossos problemas e dificuldades escapam no âmbito pessoal; eles são culturais. Ele faz resgatar valores perdidos no passado e mostra que, como pais, amigos, seres humanos, temos direitos, somos gente e não temos de ser uma fonte inesgotável de recursos. Na família, no trabalho, devemos nos ater apenas ao que é de nossa responsabilidade, não temos culpa pelos problemas que encontramos. Não geramos dificuldades de forma deliberada, podemos errar, mas nosso intuito tem sido o de fazer o melhor. Por outro lado, percebemos que influenciamos a vida das pessoas à nossa volta do mesmo modo como somos influenciados por elas .”

Uma vez conscientes, é hora de agir. O Sétimo Princípio Básico encoraja-nos a tomar atitudes para mudar o que está inadequado. Isso nem sempre é fácil. Necessitamos de ajuda da literatura do AE, dos companheiros do grupo de apoio, da confiança em Deus e na proposta do AE. Tudo isso é fundamental, porém precisamos de algo mais: precisamos tomar nossa decisão, nossa vontade de realizar a mudança. Não temos poder para mudar o outro, mas podemos estabelecer limites de forma a não facilitar a ação do outro.

Devemos ter em mente que amamos a pessoa e, se lhe impomos limites e regras, nunca será para castigá-la, mas para torná-la melhor para si mesma e para o mundo à sua volta. Porém, temos consciência de que para cada ação, há uma reação. Por isso, precisamos ser firmes. Não podemos ceder, mas administrar a situação de modo positivo, fazendo com que a mudança aconteça e proporcione melhor qualidade de vida a todos os envolvidos. Tudo isso é um processo que, muitas vezes, demanda tempo, paciência, fé e muita esperança.

O conhecido texto “ A lição da Borboleta” nos dá um exemplo claro do agir de Deus: o tempo nos fortalece, dá paciência e nos faz acreditar que iremos conseguir. A esperança é o carinho de Deus que nos envolve durante todo o processo de transformação.
(Fonte: Informativo FEBRAE-ano VII-n*82)

Servimos de modelo para muitas pessoas: nossos filhos, nossos colegas de trabalho, nossos amigos, nossos parceiros. Não podemos esquecer que nosso comportamento está sempre dizendo quem somos, o que valorizamos, como vemos as pessoas próximas.
“A maioria das crianças ouve o que você diz, algumas fazem o que você diz, mas todas fazem o que você faz.”

Grupos de Amor-Exigente:
segundas feiras às 19:30hs na esquina da solidariedade
sábados 14:00hs na Uriarte.

Venha fazer parte desta família. Amor-Exigente é para mim, para você e para toda a família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário