segunda-feira, 27 de julho de 2009

INSERÇÃO SOCIAL E ESPIRITUALIDADE:

A dependência química é uma patologia, que está basicamente ligada à falta de limites e a uma enorme impossibilidade de lidar com as dificuldades, frustrações, inerentes à vida humana.

O ser humano, para ser verdadeiramente feliz, precisa desenvolver as três dimensões da vida (física, emocional e espiritual) de forma harmoniosa. Infelizmente isto raramente acontece. Não é raro encontrarmos pessoas que se desenvolveram muito na dimensão intelectual, que têm grande sucesso na profissão, mas são pessoas frágeis emocionalmente e muitas vezes estão “engatinhando” na vida espiritual. Este descompasso causa uma insatisfação interior muito grande. Quantos jovens se drogam por não encontrarem um sentido para suas vidas, ou porque não conseguem lidar com suas inquietações interiores, que na maioria das vezes nem sabem nomear?
Quando um dependente vai para um tratamento em comunidade terapêutica, recebe ali um apoio, que engloba as três dimensões do ser humano: física, emocional e espiritual. Cada comunidade trabalha a espiritualidade dentro de sua religião e mais ainda, dentro de seu carisma próprio, ou seja, de sua forma de viver a espiritualidade.

A religião é um caminho, um limite, é essencial para a vida do dependente e de sua família. Será que quando estou rejeitando seguir uma religião, seja qual for, não estou de alguma forma querendo viver esta dimensão da vida sem limites?
Alguns adictos se convertem verdadeiramente durante a internação. Ao retornar ao lar, estão cheios de Deus e de esperanças em uma vida nova. No entanto, muitas vezes, encontram em casa um ambiente hostil com mágoas, ressentimentos, agressões verbais, lembranças passadas, carregado de insegurança e desconfiança.

Algumas famílias chegam até a desconfiar da conversão, principalmente se não levam uma vida de oração. E esta incompreensão, pode abrir as portas para uma recaída posterior.
A família do dependente precisa de tratamento e de conversão, tanto quanto ele, porque a droga desestrutura o relacionamento entre as pessoas e deixa marcas emocionais e comportamentais profundas nos membros da família, marcas estas que somente Deus pode curar e libertar.
A diferença entre o co-dependente e o dependente é que a droga do dependente é muitas vezes ilícita e a droga do co-dependente é lícita; e muitas vezes é vista até como algo muito legal – porque o co-dependente é aquele que não vive para si, ele vive para “cuidar” do outro, ele vive a vida do outro. A sua droga é o “cuidado”, o “controle”.

O dependente de uma comunidade terapêutica trabalha de forma intensa a sua espiritualidade, a religião da comunidade. A família, em diversos casos, considera que pequenos momentos de espiritualidade são suficientes ou, quem sabe, até desnecessários, porque acreditam que somente através do grupo de apoio obterão um bom resultado. É importante ressaltar que o grupo de apoio nos fortalece emocionalmente; mas, precisamos do fortalecimento espiritual, para encontrar força, sabedoria, coragem e perseverança, para praticarmos o que o Amor-Exigente nos propõe. E esta força nós encontramos praticando uma religião. Talvez o baixo índice de recuperação esteja nesta discrepância.

Quando o dependente sai de uma internação, ele precisa buscar em primeiro lugar a DEUS, para que possa ter: FORÇA (para dizer não às drogas, a cada momento); CORAGEM (para enfrentar desafios, trabalho, estudo e possíveis frustrações); PERSEVERANÇA (para lidar consigo mesmo e com as pessoas, principalmente quando desconfiarem dele, pois o dependente tem uma tarefa difícil, que é recuperar a confiança das pessoas); DISCERNIMENTO (para escolher novas amizades e lugares que deve freqüentar); ALEGRIA ( a verdadeira alegria brota do nosso relacionamento íntimo com Deus, a alegria é um dom de Deus).

Não são poucos os obstáculos e desafios, que fazem parte da sua volta para casa e de sua reinserção na vida social. Uma espiritualidade definida e fortalecida não elimina as possibilidades de recaída, mas, com certeza diminui bastante os riscos. (Fonte: informativo FEBRAE, março de 2009)

Venha conhecer e fazer parte desta grande família Amor-Exigente.
Amor-Exigente é a solução para nos defender do submundo do álcool e de outras drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário