quinta-feira, 19 de novembro de 2009

AMOR-EXIGENTE: CIVILIZAÇÃO DO AMOR

Todos os povos constituem uma só comunidade. Têm uma origem comum, uma vez que a Divina Majestade fez o gênero humano habitar a face da terra. Têm igualmente um único fim comum. Por meio de religiões diversas, procuram os homens uma resposta aos profundos enigmas para a condição humana: o que é o homem, qual o sentido e o fim da nossa vida, o que é o bem e o que é pecado, qual a origem dos sofrimentos e qual a sua finalidade, o que é a morte, qual o caminho para a felicidade e, finalmente, o que é aquele supremo e inefável mistério que envolve nossa existência, onde temos a nossa origem e para o qual caminhamos.

Todo ser humano tem percepção da força misteriosa que preside a vida, chegando, às vezes, ao conhecimento da Divina Majestade. Esta percepção desenvolve no homem um profundo sentido religioso, único em cada ser humano.
Ao contemplarmos cada individualidade humana, com Verdade, Justiça e Misericórdia, constatamos que: “O que nos une é maior do que o que nos divide” (Lumun Gentium).

A mais poderosa “arma” do Reino do mal é o semear da desunião no Reino do Bem, criando quirelas que consomem as forças que, inicialmente, se destinam ao crescimento do Bem. “Porque brigar pelas diferenças em vez de valorizar o esforço de encontrar Deus” – João Paulo ll. Todas as vezes que um ser humano se compromete, ativamente, independentemente do credo que professa, assistimos a manifestação da ESPIRITUALIDADE, já que todo bem tem origem no Ser Criador, a Divina Majestade.

Espiritualidade é aquilo que dá sentido à vida. São os valores de vida. É viver os ideais de vida.
Melhor do que falar em Deus é falar com Deus. Neste breve momento de espiritualidade deixamo-nos permear pelo sopro da Divina Majestade. E, no Amor-Exigente, temos profundo respeito às diversas manifestações religiosas e, sobretudo, estimulamos que os mesmos sejam profundamente engajados em sua opção religiosa.

No Amor-Exigente formamos a civilização do Amor onde evoca a alegra: alegria, para além do mais, porque um homem vem ao mundo (cf. Jô 16,21) e, conseqüentemente, porque os cônjuges se tornam pais. Civilização do Amor significa “comprazer-se com a Verdade”. (cf. 1Cor 13,6)
O Amor-Exigente é aquele amor que é “paciente”, é “benigno” e “tudo suporta” (1Cor 13,4.7) . mas nisto também está sua beleza: no fato de ser exigente, porque, deste modo, constrói o verdadeiro bem do homem e irradia-o também sobre os outros.

O amor é verdadeiro, quando cria o bem das pessoas e das comunidades. Somente quem, em nome do amor, sabe ser exigente consigo próprio, pode também exigir amor dos outros. porque o amor é exigente. É preciso que cada um de nós descubra este amor exigente, porque nele está o alicerce que é capaz de “tudo suportar”. Um amor assim, “tudo suportará”. Atua nele a poderosa força do próprio Deus, que é “amor”. ( João Paulo ll).
(Colaboração Grupo Vida de Amor-Exigente: FW)

Nenhum comentário:

Postar um comentário