domingo, 2 de agosto de 2009

TOMADA DE ATITUDE – A CRISE E O PATO

Conversando com várias pessoas durante este tempo no AE, percebi que grande parte delas não toma atitude por medo dos reflexos que esta pode gerar. Se observarmos, notaremos que este mede existe porque não sabemos como o outro poderá encarar a nossa tomada de atitude.
Levamos em consideração o bem estar do outro e não percebemos o quanto estamos sofrendo por aceitar uma situação que não está nos trazendo qualidade de vida.

Assim, a tomada de atitude gera duas crises: uma em mim e outra no outro. Ficou esquisito? É para ficar mesmo. Ora, nesse momento, sofremos dobrado. Tomada de atitude gera uma crise? Claro que gera uma crise. Na verdade a Tomada de Atitude é para gerar uma crise. Só que existe uma grande diferença entre gerar uma crise e sofrer com uma crise.
Até agora você tem sofrido com as crises geradas pelos outros. Ou seja, alguém toma uma determinada atitude, visando seu próprio benefício e é claro que você “paga o pato”.

Não esqueça: quem gera a crise, administra a crise.
E para tomar Atitude é preciso, antes de qualquer coisa, ter um plano posterior ao momento da crise. Vou dar um exemplo: Filhos são craques em gerar crise para lucrarem com ela: você pára no semáforo e quando está abrindo, a filha dispara: “Mãe, lembrei que preciso dar uma resposta agora para a Aninha sobre a festa que ela vai fazer hoje à noite. Preciso ligar neste instante. Posso ir mãe, posso ir mãe?” Aí você naquela confusão, entre dar a resposta e cuidar do sinal que está para abrir, fica perturbada. E a filha cobrando:”Mãe, eu preciso ligar. Eu vou ta, mãe”. E aí você acaba dizendo: “Vai, vai e não me perturba!”

Tenho a certeza de que você ainda vai se arrepender de ter dado a resposta naquele momento. Ora, sua filha planejou a crise e saiu ganhando com a crise. O ideal seria responder: Se você quer a resposta agora, ela é não. Se você esperar para conversarmos quando chegarmos em casa, aí você vai me dar todos os detalhes de quem vai e como vai ser a festa. Então, vou conversar com seu pai e decidiremos juntos.
A Tomada de Atitude é para nós mesmos. Eu estou tomando uma atitude para mudar a mim mesmo. Sou eu quem precisa mudar.

Por isso, que os seis primeiros Princípios do AE nos preparam para a Tomada de Atitude.
Chega de “pagar o pato” pois sempre pagamos por ele e não temos o direito de saboreá-lo. Acredito que o medo da crise é pelo fato de estarmos acostumados a sofrer as conseqüências das crises.
Pense no Pato. Aliás, eu aconselho a ter sempre um pato em casa. Pode ser de porcelana, vidro, madeira, ou qualquer outro material. Quem sabe assim, todas as vezes que olharmos para o pato, vamos nos lembrar de que precisamos Tomar Atitude.
Pato e Tomada de Atitude: Tudo a ver.
(fonte: informativo FEBRAE)


“AMOR QUE EDUCA, É AMOR QUE EXIGE, É AMOR QUE ENSINA.”

Venha conhecer o Amor-Exigente!
É para pessoas que procuram qualidade de vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário