segunda-feira, 14 de junho de 2010

COCAÍNA E CRACK ENTRE ADOLESCENTES

O período que abrange o final da adolescência até o início da idade adulta é a fase da vida em que existe maior risco para o início do uso da cocaína. A adolescência é considerada uma fase crítica da vida do indivíduo, onde ocorrem diversas modificações internas (características da personalidade) e externas, como por exemplo o surgimento de caracteres sexuais secundários. O indivíduo se afasta dos pais e aproxima-se de colegas e amigos, fazendo uso da “liberdade” conquistada (de forma gradativa ou abrupta). Esta fase também é reconhecida como tendo um grande componente de ansiedade e estresse.


O adolescente apresenta também uma tendência natural para o envolvimento em situações de risco. A dificuldade na previsão de conseqüências no futuro faz que o indivíduo jovem viva exclusivamente o “aqui e agora”. Estes fatores parecem contribuir para a experimentação de álcool e drogas, particularmente a cocaína em nosso meio.


O indivíduo jovem busca, então, ser admitido em um grupo social de “iguais”, o que inclui a aquisição dos comportamentos deste grupo, e a experimentação de álcool e drogas geralmente consiste em um dos principais comportamentos.


A adolescência é considerada como um período crítico para o surgimento de complicações pelo consumo de substancias psicoativas. Adolescentes tem progressão mais rápida do consumo e de seus resultados danosos. Os prejuízos que o consumo acarreta levam à conseqüências de difícil reversão: interrupção do desenvolvimento da personalidade, resultado em deficiências futuras do funcionamento do indivíduo. O consumo afeta ainda o desenvolvimento das funções sociais do sujeito, bem como o estabelecimento de relações interpessoais (p.ex.afetivas).


O tratamento, portanto, deve ter início o quanto antes. Deve ter a orientação para a abstinência total e de todas as drogas (e álcool), da mesma forma que deve ocorrer na população adulta. Porém esta tarefa é muito mais difícil para o adolescente, pelo fato do adolescente não dispor, ainda, de um sistema de suporte social (trabalho, relações afetivas, etc). A família constitui a única exceção. Adolescentes dependentes têm, por exemplo, poucas (ou nenhuma) atividades alternativas ao consumo de álcool e drogas, e inúmeras vezes só tem relacionamentos com outros usuários, traficantes e dependentes.


Os objetivos terapêuticos do tratamento da população de adultos jovens devem incluir proposta de mudança global do funcionamento do individuo e de seu estilo de vida, desenvolvimento de valores “saudáveis”, atitudes e comportamentos que propiciem a interação social positiva e esforço para a reabilitação ocupacional (escola, preparação vocacional, etc.), de forma ainda mais intensiva que para a população adulta.


Muitos usuários começam a utilizar a cocaína durante o período acadêmico, e uma parcela deste grupo passa a consumir a droga também em outras situações, mantendo e agravando o consumo da cocaína, propiciando as condições ideais para o desenvolvimento da Dependência.


Um corolário dos aspectos apresentados neste capítulo é o uso de drogas entre estudantes universitários, que se encontram na fase de vida imediatamente posterior à adolescência. Este aspecto é de extrema importância, uma vez que os universitários irão em futuro breve, constituir a massa crítica da nação.


A melhor abordagem do problema, apresentando também a melhor relação custo-benefício possível é a PREVENÇÃO AO ABUSO DE DROGAS. Prevenir significa desenvolver programas junto às comunidades (em geral), pesquisando as características próprias de cada uma delas e, de acordo com suas particularidades, elaborar estratégias para evitar tanto o início do consumo como o caminho rumo aos transtornos decorrentes das substancias psicoativas (abuso e dependência), incluindo a cocaína. Estes programas há muito já se fazem necessários para a efetiva abordagem do problema do consumo de drogas entre adolescentes.

(fonte: www.adroga.casadia.org.print/271)


AS DROGAS SÃO SEU MAIOR INIMIGO. VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO. VENHA CONHECER E FAZER PARTE DA FAMÍLIA AMOR-EXIGENTE!

Reuniões:

Segundas-feiras ás 19:30hs na esquina da solidariedade

Sábados 14:00 hs na uriarte.


É para toda a famíla que quer qualidade de Vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário