sexta-feira, 23 de novembro de 2012

EXIGÊNCIA NA DISCIPLINA


A exigência na disciplina tem o objetivo de ordenar e organizar nossa vida e a de nossa família. Então, quais as melhores opções para guiar nossos filhos numa direção positiva?
   
Como pais, nossa tarefa é garantir que eles cheguem à meta concreta de se tornarem adultos emocionalmente, inteligentes com o menor número de acidentes ao longo do caminho e ajudá-los quando caem num buraco ou quando têm um problema.
    
A adolescência é para aprender como se tornar um adulto, não para aprender como se tornar um adolescente bem sucedido, porque SUPERADOLESCENTE não se tornará emocionalmente bem ajustado e bem sucedido.

O que podemos fazer?

É preciso haver, do nosso lado, um equilíbrio entre AMOR- BOM HUMOR –FIRMEZA. Este tripé são os ingredientes que fornecem um mapa para orientar nossos adolescentes numa estrada que tem muitas curvas, muitas lombadas, mas também muitos quilômetros de belas paisagens. Aqui surge um quarto ingrediente importante: LAÇOS AFETIVOS.

AMOR: relacionamentos amorosos formam a base da vida familiar e da cooperação. Sem o amor dispomos apenas de alavancas econômicas e primitivas.

BOM-HUMOR: o humor é a principal vitamina psíquica. As emoções positivas são essenciais para o desenvolvimento saudável de nossos filhos.

FIRMEZA: ao falar em firmeza, não nos referimos às restrições e sim a foco e direção e ao estabelecimento de LIMITES. Isto ajuda-nos a tomar rumos e ter ações constitutivas. O “NÃO” deve ser enxuto, concreto, seguro e não deve voltar atrás.

LAÇOS AFETIVOS: num mundo de complexidade, nós pais, não podemos esperar “fazer tudo” e “ser tudo”, pois pais não são super-heróis e pais são gente, humanos. Precisamos equilibrar os impulsos de nossas emoções frente às situações com que nos deparamos. Os comportamentos e os relacionamentos humanos precisam ser formados tanto pela cabeça como pelo coração.

A vida é séria, mas tratá-los co excessiva seriedade é como seguir em frente quando a estrada faz uma curva. Não podemos prever ou controlar tudo, não podemos ter resposta para tudo. O modo como fomos cuidados não é obrigatoriamente o melhor guia para criar nossos filhos.

Os jovens querem limites e disciplina porque isto os ajuda a sentirem segurança. Disciplinar significa ENSINAR, e precisamos ter isto em mente: nosso papel não é o de PUNIR, é o de “ensinar valores e habilidades necessárias para que eles sejam bem sucedidos na vida”.

AMOR EXIGENTE DÁ CERTO! 
QUE DEUS CONTINUE SENDO O NORTE NA NOSSA CAMINHADA!.

Contatos: Analita (99771134) e Ir. Neide (99551491)
Reuniões: Todas as segundas feiras às 19:30 horas na esquina da solidariedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário