sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Para refletir: “AS CORVOS”

Os corvos que habitam a fronteira entre os EUA e o México fazem seus ninhos nas partes mais altas, em pequenas aberturas na pedra.

Quando os ovos descascam e nascem os filhotes, voam alegres e bem alto, dando a nós um exemplo de salvação à vida. Os papais corvos se empenham com total dedicação e zelo.

A medida que a prole cresce, o ninho vai ficando pequeno para acomodar a família. A casa fica desconfortável para seus moradores. Mas eles não empurram lê do alto os seus filhotes para prenderem a voar. Pelo contrário. 

Numa demonstração de muita paciência, eles voam planando no ar, na entrada do ninho, tendo uma minhoca no bico.

Atraído pelo alimento no bico do papai corvo, um dos filhotes se aventura a um vôo curto e desajeitado. Era a oportunidade que o papai corvo esperava para premiar o aprendiz de vôo. O processo se repete e a cada vôo, lá vai uma minhoca de recompensa. E assim por diante.

Observando outras aves, como os tico-ticos, por exemplo, percebemos que a recompensa (elogiar para nós racionais) é o mesmo.

Nós humanos, também temos um mecanismo de recompensa que nos torna felizes sempre que percebemos nos outros um reconhecimento pelo esforço. Essa recompensa é o elogio.

O desenvolvimento da autoestima deve ser sempre favorecido com estímulos positivos do ambiente em que vivemos.

Infelizmente, estamos programados para procurar erros e reclamar. E reclamar e reclamar!

Na nossa cultura, o esforço para fazer certo é uma obrigação.

VOCÊ ELOGIOU ALGUÉM HOJE?                                      
(fonte: revista FEAE)
                           

“QUANDO ESTIVER TENSO OU INQUIETO, SENTE-SE COM CALMA E REPITA: “O IMPOSSÍVEL DOS HOMENS É POSSÍVEL PARA DEUS”... BUSCANDO UMA SENSAÇÃO DE COMPLETA PAZ”.

AMOR-EXIGENTE DÁ CERTO! 
ACREDITE! TENHA FORÇA, FÉ E ALEGRIA.

Grupos: Todas as segundas feiras às 19:30 horas na esquina da solidariedade.
Artigos anteriores acesse: www.sinalesintonia.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário