terça-feira, 26 de junho de 2012

Como enfrentar novos desafios?


COMO ENFRENTAR NOVOS DESAFIOS? (Ler  l Samuel 17)
   Davi enfrenta Golias. Este jovem pode nos ensinar algumas coisas sobre como enfrentar e vencer os desafios que vão surgindo diante de nós. Desde muito cedo, Deus colocou Davi em algumas situações difíceis: enquanto cuidava do rebanho de seu pai surgiu o Leão e depois um Urso – e Davi teve que enfrentá-los!!!
   Davi poderia, como fazemos na maioria das vezes, ter pensado: “Poxa vida, estas coisas só acontecem comigo! O que será que fiz de errado? O que será que Deus tem contra mim?
   Mas Davi aprendeu logo cedo que antes de ser uma tragédia na sua vida,  os desafios que enfrentou e continuou a enfrentar no transcorrer de sua vida, eram a forma didática com que Deus o ensinava a confiar cada vez menos nele mesmo e passasse a confiar mais em Deus. Quando Davi chegou no acampamento, onde seus irmãos estavam como soldados do exército do rei Saul, e se deparou com o arrogante e presunçoso Golias, ele não teve qualquer dúvida de que enfrentaria e venceria mais aquele desafio, pois aprendera a confiar no poder de Deus e não em sua própria força.
   Podemos aprender algumas lições....
PRIMEIRO:  OS DESAFIOS APARECEM NA NOSSA VIDA SEM AVISO PRÉVIO
   Davi começou aquele dia como tantos outros dias, mas antes que o sol se ponha ele vai estar cara a cara com um grande e terrível Gigante. Não é assim que acontece conosco? Acordamos de manhã e um dia calmo e tranqüilo parece anunciar, mas antes do dia terminar estamos diante de um enorme Gigante – querendo nos destruir!! Quando ele vem, sempre nos pega desprevenido e sempre nos assusta. Olhando para o Gigante e, na maioria das vezes, não temos idéia do que fazer.
   Mas, como Davi, devemos aprender que estes desafios são parte integrante da Santa, Perfeita e Boa vontade de Deus para as nossas vidas!
   Quando conseguimos compreender esta verdade de que nada acontece em nossa vida fora da vontade de Deus, então a nossa atitude para com os desafios que surgem de repente passa a ser totalmente diferente, pois faremos descansar e sossegar nossa alma.
SEGUNDO: VENCER OS DESAFIOS É UMA QUESTÃO DE CONFIAR EM DEUS
   Quando Davi ouve as ameaças e o desafio de Golias, resolve que algo deve ser feito sobre esse gigante. E mesmo diante das críticas e dúvidas dos irmãos e outros, ele manteve a disposição de enfrentar Golias, pois durante sua vida havia aprendido a Confiar em seu Deus.
   Davi sabia que Deus tinha um propósito em sua vida; que Deus cuidaria dele, como havia feito antes; e que o poder de Deus era infinitamente maior do que a força e tamanho de Golias. Para Davi, havia apenas um Gigante naquele dia e seu nome não era Golias. O Gigante que Davi tinha em sua vida era o Senhor Deus todo-poderoso!
   Façamos do hino a nossa Declaração de Fé: “A minha fé e o meu amor, estão firmados no Senhor!”
TERCEIRO:  PARA VENCER OS DESAFIOS É PRECISO TOMAR UMA ATITUDE.
   Chegou o momento – Davi saiu do acampamento, declarou a sua fé, enfrentou o Gigante, atirou a pedra e venceu!
   Há momento em que temos de parar de falar e começar a agir. Davi venceu porque estava disposto a assumir o que Deus tinha dado a ele pela fé. A mesma coisa vai acontecer na sua vida e na minha hoje! Vamos enfrentar nossos Desafios, pois a Vitória já nos está prometida! Façamos como Davi: coloquemos a nossa confiança no Senhor, creiamos que Ele fará tudo que nos tem prometido, saíamos e enfrentemos nossos desafios até eles serem derrotados.
   A nossa Vitória é certa, não porque somos fortes, bem equipados, mas unicamente porque cremos num Deus que possui todo o Poder.
   OS GIGANTES HAVERÃO DE SURGIR SEMPRE EM NOSSAS VIDAS!!!

COMO VAMOS ENFRENTÁ-LOS? Escondidos nas tendas como Saul e seus soldados? Como Davi, levantando e indo ao encontro dos Desafios com a sua fé firmada no Deus dos IMPOSSÍVEIS?

***QUAL O GIGANTE QUE VOCE DEVERÁ ENFRENTAR NESTE MOMENTO?

Conheça o grupo Vida de Amor-Exigente!
Reuniões: Todas as segundas feiras às 19:30 horas na esquina da solidariedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário