terça-feira, 26 de junho de 2012

DROGAS: O que fazer a respeito?


Após um século tentando eliminar as drogas, o mundo descobriu que isso é impossível. Saiba então como conviver com elas.

Bálsamo ou veneno? Comida dos deuses ou maldição do diabo? Hábito natural ou desvio da sociedade moderna? Não há resposta certa ou fácil quando o assunto são as drogas. As pesquisas de opinião refletem essa ambigüidade. 

Quando abordam o tema, em geral mostram que estamos longe de um consenso. “Só há uma coisa certa sobre as drogas: é preciso haver informação. Informação de qualidade, desvinculada da moral, do poder econômico e das forças políticas.”

*Como estamos lidando com o problema
O modelo atual de combate às drogas busca nada mais nada menos que a abstinência completa das substâncias ilegais. Qualquer outro resultado que não passe pelo abandono dessas substancias  de uma vez por todas é considerado um fracasso.

Essa guerra tem três frentes de batalha: 

- A primeira é tentar acabar com a oferta, ou seja, combater os fornecedores, os narcotraficantes. 

- A segunda frente de combate é a redução da demanda. Há duas maneiras de convencer o sujeito a não usar drogas, ou seja, de prevenir o uso de drogas. Além de ameaçar prendê-lo, processá-lo e condená-lo – ou seja, reprimi-lo -, pode-se tentar educá-lo; ensinar-lhes os riscos que determinada substancia traz à saúde e colocá-lo em contato com pessoas que já foram dependentes. 

- A terceira frente de batalha é o tratamento. Chagar à eliminação das drogas não pelo ataque à oferta ou ao consumo, mas tratando aqueles que já estão dependentes da droga como vítimas que precisam de ajuda médica em vez de algozes que merecem repressão policial.

*Por que usar drogas deve constituir um crime:

1- Fazem mal a saúde:
Maconha provoca câncer, cocaína aumenta as chances de isquemia e ataque cardíaco. Além disso, o uso de drogas reduz a auto-estima e aumenta a chance de depressão.

2- Causam dependência:
Cocaína, heroína e maconha causam vício com o uso freqüente. Estatísticas indicam que até 10% dos usuários de maconha ficam dependentes.

3- Incitam a violência:
Na Holanda, 5000 dos 25000 dependentes de drogas são responsáveis por cerca de metade dos crimes leves. Na Inglaterra, eles respondem por 32% da atividade criminal.

4- As mais leves levam as mais pesadas:
Quase todos os usuários de drogas pesadas já consumiram maconha. O governo americano diz que fumar maconha aumenta em 56% a chance de consumo de outra droga.

5- Sem punição o uso vai aumentar:
A Holanda liberou o uso de maconha e ele subiu 400%. Nos Estados Unidos, o uso de álcool caiu 50% com a Lei Seca e só voltou ao nível anterior em 1970.

6 – Causam prejuízo à sociedade:
Usuários de drogas consomem mais recursos do sistema público de saúde e têm produtividade menor.

7- Pervertem quem as usa:
O uso da droga transforma pessoas produtivas em indolentes, responsáveis em inconseqüentes, cidadãos em parias.

 O conhecimento humano ainda não permite saber, de antemão, quem vai virar dependente de uma substancia. Mas as pistas indicam que os dependentes de droga têm dificuldades em sentir prazer e encontram nas drogas um alívio para o sofrimento que os atormenta emocionalmente.

Só há uma coisa certa sobre as drogas:é preciso haver informação!”
 
Conheça o Amor-Exigente! Muitas dúvidas serão sanadas. Grupos nas segundas feiras às 19:30 hs na esquina da solidariedade. 
Esperamos por você!


Nenhum comentário:

Postar um comentário